Eberron: Uma breve descrição

Aventureiros de Eberron

Aventureiros de Eberron

Eberron é ótimo. Muita gente conhece, todo mundo já ouviu falar. Foi um dos maiores sucessos da 3a Edição e D&D. Surgiu de um concurso na metade da década passada. Milhares de cenários foram enviados pra Wizards of the Coast, e ele foi o escolhido.

Infelizmente nossa querida empresa dona da licença nunca quis trazer esse cenário de imenso sucesso pro Brasil. Pra jogar em Eberron ou você sabe inglês, ou vai jogar D&D Online.

Diferente do que muita gente imagina, Eberron não é um cenário steampunk ou magepunk, onde todo mundo é super poderoso e parece ter saído de um anime. Esse cenário é Tormenta.  Eberron é um cenário que se baseia em dois temas. Pulp e Noir. Pulp é o estilo das histórias de aventuras sujas no início do século. Selvas obscuras, templos esquecidos, maldições misteriosas e heróis de camisa rasgada. Pulp é um estilo muito querido por nerds em todo mundo, pra quem não sabe, é o estilo dos filmes do Indiana Jones. Noir é mais famoso, as grandes histórias de detetives. Escritório empoeirado, cidade chuvosa, dama fatal e várias conspirações.

Esses dois estilos são construídos numa sociedade que usa a magia como nós usamos a tecnologia, mas ainda está numa “era” anterior a revolução industrial. Temos várias soluções mágicas para os pequenos problemas do dia a dia, como água, luz, transporte. Mas grandes efeitos especiais e magias cataclismicas são raras. Em termos de 3a Edição de D&D, a maioria dos poderosos do mundo não passava do nível 12. Em termos de 4a Ed, não existe quase ninguém épico(seja o primeiro!).

Mais do que tudo, Eberron dá a impressão que foi feito do início como um mundo feito pra ser jogado numa mesa. É um cenário que tem doses perfeitas de tudo que você pode imaginar numa aventura de qualquer tipo.

Nas próximas semanas outros posts contando um pouco dos vários aspectos do cenário aparecerão por aqui. Da Gênese até a Última Guerra.  Vai ser uma ótima viagem.

Eberron Campaign Setting Cover

Eberron Campaign Setting Cover

One Response to Eberron: Uma breve descrição

  1. Edu "Trevi" disse:

    Eberron é o “mundo movido a magia”, os warforgeds “ruleiam”!
    Esse cenário é fantástico! Navios voadores, cidade das torres, trens movidos a magia…😀

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: