Eberron: Casas do Dragão

Essa é uma série de posts resumindo um pouco das várias facetas do cenário de Eberron.

Gênese

Antes de começar, um questão sobre a sempre complicada tradução de termos. No original elas são as Dragonmarked Houses, que seria traduzido ao pé da letra como Casas Draconicamente Marcadas. Fica meio grande. Na minha campanha eu chamado de Casas do Dragão pra facilitar. Existem outras opções entretanto.  Agora ao artigo em si.

Em Eberron existem 13 Casas Mercantes mágicas, que são familias e agregados e funcionários de enormes operações comerciais em um determinado campo. Elas conseguiram praticamente monopólio em suas
áreas devido as Marcas Draconicas. Um espécie de tatuagem mística que
aparece em certas linhagens, e confere habilidades mágicas aos
usuários. Essas Casas são consideradas neutras politicamente, e
trabalharam na guerra para todos os reinos. Com a queda de Galifar,
muitas casas se viram agora com muito mais poder e liberdade que
jamais tiveram.

As casas são:

Marca da CriaçãoCasa Cannith, da Marca da Criação.
Humanos. Controlam a manufatura da maioria dos itens de mercado. De armas a móveis, de mundanos a mágicos. Seu selo está em quase tudo que é construído e seus padrões estão em toda Khorvaire. Por que você acha que todas as espadas longas custam 15po? Por causa deles. Criaram boa parte das principais armas de guerra e avanços tecnológicos, como os warforged. Sua Marca os concede poderes de criação e reparação de itens.

Brasão da Casa DeneithCasa Deneith, da Marca da Sentinela.
Humanos.  Vendem serviços de mercenários e proteção pessoal. Possuem hierarquia militar e são a única casa com direito de manter exércitos. Ganharam muito dinheiro fornecendo soldados para todas as nações durante a guerra. Além dos seus serviços mercenários, a Casa tem uma divisão que possui poderes de polícia internacional, sendo responsáveis em caçar criminosos que cruzam fronteiras. Sua Marca os concede poderes de proteção pessoal.

Brasão da Casa GhallandaCasa Galhanda, da Marca da Hospitalidade.
Halflings. São responsáveis pela maioria das tavernas, estalagens e casas de abrigo. As que eles não franquiam diretamente passam por sua aprovação e recebem notas. São famosos por sua culinária e hospedagem. Possuem uma rede famosa de tavernas chamada Estalagem Dragão Dourado. Sua Marca os concede poderes de gerar abrigo e comida.

Casa Jorasco, da Marca da Cura.Brasão da Casa Jorasco
Halflings. São especialistas em todo o tipo de cura e tratamento. Normais e mágicos. Em Eberron templos raramente vendem serviços, especialmente de cura. Poções, pergaminhos e tratamento são vendidos pela Casa Jorasco. E não são nada altruístas, pagamento adiantado. Sua Marca os concede poderes de cura.

Brasão da Casa KundarakCasa Kundarak, da Marca do Selamento.
Anões. Os banqueiros do mundo, sua especialidade é impedir que os outros entrem onde não devem, dessa forma, criando a maior instituição financeira do mundo. Suas cartas de crédito são aceitas em todas as grandes cidades, podem ser sacadas em qualquer banco de Khorvaire, seus cofres são intransponíveis e são os principais fornecedores de crédito, pra cidadãos comuns e nações. São aliados próximos da Casa Sivis. Sua Marca os permite sela lugares e os proteger contra intrusos com alarmes e armadilhas mágicas.

Casa Lyrandar, da Marca da TempestadeBrasão da Casa Lyrandar
Meio-Elfos. Navegadores, controlam quase todo comércio e transporte via água, e recentemente são os únicos que oferecem serviços dos novíssimos navios voadores. Também oferecem serviços as cidades e fazendas, controlando o clima e normalmente trazendo a chuva. São orgulhosos de sua raça, e ambiciosos. Normalmente são antagonistas da Casa Oriem. Ganharam muito poder com a Última Guerra. Sua Marca os permite controlar o clima e o vento.

Brasão da Casa MedaniCasa Medani, da Marca da Detecção.
Meio-elfos. São especialistas em proteção pessoal e investigação. Podem prever perigos e observar de longe. São uma das Casas mais novas. Antagonistas das Casas Lyrandar e Canith, e preferem a se mesclar com humanos e elfos que serem considerados uma raça própria. Seu Marca os permite detectar ameças ocultas e futuras, além de poderes de observação.

Casa Orien, da Marca da Passagem.Brasão da Casa Orien
Humanos.Controlam os negócios de transporte terrestre de todos os tipos, de caravanas à teleporte, passando por coches relâmpago(trens). Seu poder foi enfraquecido com a última Guerra com a destruição de muitas linhas de coche relâmpago e o aumento da importância de navios normais e aéreos da casa Lyrandar. Sua Marca lhes dá poderes de movimentação, de velocidade a teleporte.

Brasão da Casa PhiarlanCasa Phiarlan, da Marca das Sombras.
Elfos. Artistas de todos os tipos que divertem de nobres a camponeses, especialistas em espetáculos. Além outros tipos de arte, da pintura a arquitetura e jardinagem e música. Recentemente ouve uma divisão na casa. Sua Marca os permite criar imagens e esconder coisas.

Casa Sivis, da Marca da Escrita. Brasão da Casa Sivis
Gnomos. Os espertos e manipuladores gnomos da Casa Sivis controlam a comunicação em Khorvaire. Mantém as Casas de Mensagem, onde você pode enviar uma mensagem para qualquer outra Casa de Mensagem. São também responsáveis pela autenticação e validação de todo tipo de documento. Sua Marca lhes dá poderes sobre a palavra escrita e falada.

Brasão da Casa TharashkCasa Tharashk, da Marca da Procura.
Meio-orcs e humanos. Única marca que aparece em duas raças, essa casa controla o mercado de prospecção. Também possuem serviços de caçadores de recompensas e guias por toda Khorvaire. Sua Marca os permite achar coisas perdidas ou distantes.

Casa Thuranni, da Marca das Sombras.Brasão da Casa Thuranni
Elfos. Dissidentes da Casa Phiarlan, criaram sua própria casa especializada em teatro. São conhecidos no lado leste de Khorvaire pela riqueza e qualidade de suas peças. Sua Marca os permite criar imagens e esconder coisas.

Casa Vadalis, da Marca dos Animais.
Humanos. Controlam a criação de animais em massa, especialmente de cavalos e gado, e outros animais domésticos. Tem linhagens especiais melhoradas através de magia, e treinamentos especiais. Breland tinha um destacamento de cavalaria que montava ursos genemagos(animais alterados pelas marcas draconianas) nas batalhas. Sua Marca lhes dá poderes de treinamento, lido, e criação de animais.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: