Aconteceu na Gen Con Indy 2012 – Parte I

Para quem não ficou sabendo neste final de semana, mas precisamente entre os dias 16 e 19 de agosto, aconteceu a 45º Gen Con em Indiana (EUA), que é uma das maiores e mais importantes convenções que reúne apaixonados por jogos em suas diversas formas, incluindo jogos de tabuleiros e é claro RPG.

E dentre os vários anúncios feitos para o futuro dos jogos de RPG algumas noticias se destacaram como por exemplo as informações quentíssimas sobre o novo D&D Next (que por ser um assunto extenso, vou deixar para comentar na próxima postagem) e o anuncio do inicio da fase de testes do RPG Star Wars: Edge of the Empire da Fantasy Flight.

Isso mesmo, preparem-se fãs de Star Wars (eu, eu, eu o/), foram anunciados três livros do tema, cada um contendo regras independentes e abordando um ponto de vista próprio do universo em questão, mas que se complementam.

E o primeiro deles, que provavelmente será lançado na Gen Con do ano que vem, será o Edge of the Empire que abordara o período da luta entre a aliança rebelde e o império e que tem o foco principal nos personagens marginalizados como os contrabandistas (como Han Solo) e os caçadores de recompensas (Booba e Jango Feet são bons exemplos).

Os outros dois livros seriam Star Wars: Age of Rebelion (aborda a guerra entre a republica e o império com foco nos espiões, copilotos e soldados da aliança rebelde) e Star Wars: Force and Destiny (foca nos usuários da força, que foram caçados pelo império).

Diferente dos seus antecessores, este lançamento se centraliza na guerra da rebelião contra o império. Abordando os eventos do filmes clássicos, episódios IV, V, VI. Em contra ponto ao seu antecessor direto Star Wars Saga que retrata toda a mitologia Star Wars, desde a antiga republica até o legado de Luke Skywalker.

Muito foi falado sobre o jogo Star Wars: Age of Rebelion (que esteve disponível durante o Gen Con para ser testado junto com seus criadores), mas o que causou polemica mesmo foi o fato que esta fase de testes será paga.

Isso mesmo, a versão Beta do jogo foi anunciada pela editora Fantasy Flight que deixou bem claro que ela estará disponível para qualquer pessoa jogar, desde que ela esteja disposta a desembolsar por isso U$29,95.

E acho justo avisar que não há qualquer indicio de que para quem adquirir esta versão de testes terá qualquer tipo de vantagem, mesmo que seja desconto no valor do produto, no momento da compra do jogo definitivo.

Com relação à mecânica de jogo, a parte mais relevante que foi anunciada e que Star Wars usara dados customizados (quem adquirir a versão Beta ganha adesivos que devem ser colados nos dados comuns), porém (e há quem diga que sempre tem um porém) já existe uma versão de rolador destes dados em formato de aplicativo ios e android e que são comercializados pela própria editora por mais ou menos U$ 4,99 (modelo que também pode ser usado para o jogo de miniaturas X-Wing)

A questão é que muitas editoras costumam disponibilizar uma versão gratuita para testes, e o fato da Fantasy Flight não ter adotado este procedimento gerou muitas criticas por parte dos fãs que aguardavam ansiosos pelo anuncio deste novo RPG.

Um ano de testes. Será que vale a pena pagar por uma versão incompleta deste RPG?

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: