Uma versão para iniciantes para o RPG Star Wars Edge of the Empire

Quem gosta de Star Wars pode ir se preparando para juntar a galera para uma aventura em uma galáxia muito, muito distante.

Esta semana a fantasy flight games anunciou o jogo Star Wars: Edge of the Empire Beginner game (SW:EotEBG).E este é ótimo jogo para quem é novo no mundo dos RPGs ou simplesmente novo no mundo de Star Wars.

SW:EotEBG já vem com algumas fichas de personagens pré-geradas mantendo as regras diretamente ao seu alcance enquanto se personaliza algumas características.

Sobre a mecânica do jogo

O conjunto simplificado de regras que vem incluso na aventura, permite saber como você  e sua equipe irão, por exemplo, percorrer as ruas de suns-blasted uma pequena cidade do planeta Tatooine na esperança de conseguir sua própria nave espacial ou como vocês vão fazer para escapar da perseguição de Teemo, o Hutt (vilão da aventura). Com várias oportunidades de combates e encontros esse jogo iniciante lhe ensinara os fundamentos de Edge of the Empire durante a sua narrativa.

Empurrando os jogadores diretamente para a ação, Escape from Mos Shuuta começa com uma fuga desesperada de bandidos cruéis. E as mecânicas são introduzidas gradualmente durante o jogo, como parte da narrativa crescente.

Mas se você precisa de uma referência rápida, pode simplesmente consultar um livro com regras que vem incluso no jogo e que contem tudo que você precisa saber para desenvolver suas próprias aventuras.

No SW:EotEBG você pode escolher um dos quatro personagens pré-gerados e ir direto para a aventura.

Você pode ser um mercenário Wookiee, um contrabandista humano, Um colono Droid ou um caçador de recompensas Twi’lek. A escolha é sua e as fichas de personagens contêm todas as informações que você precisa saber.

Cada ficha de personagem possui 8 paginas que inclui um background explicando a conexão do personagem com Teemo o Hutt e os outros heróis, além de guias de referência rápida do núcleo da mecânica do jogo, e muitas opções para o avanço durante Escape from Mos Shuuta e em outras aventuras.

Narrativa cativante

O jogo tem uma mecânica que usa dados personalizados onde os símbolos de sucesso, fracasso e complicações estão impressas diretamente sobre os dados!

Mesmo uma rolagem de sucesso pode colocá-lo sob ameaça e até mesmo um fracasso pode criar alguma vantagem. Este sistema leva em conta todas as situações da narrativa, permitindo aos jogadores e mestres elaborar uma parada de dados para cada tarefa.

Diferente de outros sistemas de RPG que determinam o sucesso ou o fracasso de uma ação como um estado binário, os dados personalizados de SW permitem uma rica possibilidade de situações.

Por exemplo, você pode ter sucesso na luta no chão como você planejou, mas ao fazê-lo seu blaster pode cair do coldre e escorregar para longe de você. Por outro lado, você pode falhar numa tentativas de mentir para funcionário da alfândega Imperial, mas ao mesmo tempo descobrir que ele aceita propina. O potencial para o sucesso com complicações ou fracasso com vantagens acrescenta uma série de possibilidades narrativas.

O que é,  e para quem se destina SW:EotEBG?

SW:EotEBG é um produto completo, autônomo para de 3 a 5 jogadores e contém tudo o que é preciso para se aventurar em uma galáxia muito, muito distante.

Por ser uma versão simplificada em relação ao RPG de SW: Edge of the Empire ele pode ser apreciado por jogadores de qualquer nível de habilidade, principalmente os novatos. O que fica evidente ao verificarmos, por exemplo, que no livro com regras não tem uma seção para a criação de personagens. Também são limitados os talentos e opções de evolução dos personagens.

Ou seja, esse jogo foi feito pensando em você que é novo no mundo do RPG.

O que tem na caixa do jogo? 

                                

Uma introdução com quatro páginas que auxilia os novos jogadores no inicio do caminho para a aventura de RPG com uma breve descrição e exemplo de jogo, em seguida um livro com 32 paginas de aventura que inclui explicações detalhadas do resto do conteúdo. Como referência adicional, outro livro encadernado com regras contendo 48 páginas apresenta a mecânica do jogo em um formato simplificado.

Além disso, como já havíamos dito antes, também tem quatro fichas pré-geradas de personagens e um mapa colorido, desdobrável e dupla face, onde de um lado apresenta o interior do Fang Krayt (a nave que serve como principal objetivo a aventura) e seu hangar, enquanto o outro lado mostra as ruas de Mos Shuuta.

Mas não é tudo. Ainda tem mais 35 fichas de características, 5 fichas de veículos e não esquecendo os dados personalizados que são 14 ao todo e 8 fichas de destino

Qual a diferença entre este jogo e o RPG? 

Para os jogadores que estão preparados para uma experiência de RPG mais complexa o livro de regras completo estará disponível no futuro, com carreiras adicionais, armas, naves, talentos e muito mais, o que proporcionará uma experiência mais abrangente que este jogo iniciante.

Este é apenas o inicio de uma linha completa de produtos de RPG, incluindo aventuras prontas, Sourcebooks com mais conteúdo para os heróis e mestres além de outros suplementos que virão

Os jogadores que têm experiência como Iniciante neste jogo acabam descobrindo que, embora seja essencialmente o mesmo jogo que é apresentado no livro de regras completo, essa é uma versão mais simples e mais fácil de aprender.

Então esse é ou não é realmente uma boa notícia? O que vocês acharam sobre o anuncio desta versão mais simplificada do Star Wars Edge of the Empire, que esta em fase de testes, e quem tem previsão para ser lançada em novembro?

Até a próxima galera!!

Sobre erinnia
“Para saber quem somos, basta que se observe o que fizemos da nossa vida. Os fatos revelam tudo, as atitudes confirmam. O que vc diz - com todo respeito - é apenas o que vc diz.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: