Tirinhas de RPG – Masmorras e Dragões

Então galera, depois de um tempo afastados do blog por motivos técnicos, estamos retomando as postagens e trazendo logo de cara uma novidade muito bacana para o pessoal que curte o blog do M&D.

Nós teremos tirinhas!

Isso mesmo galera, nós fizemos uma parceria com o dono do blog de tirinhas Dobradinha Comics, o desenhista Jrol Lima, e a partir de agora, uma vez por semana, ele ira desenhar e publicar uma tirinha exclusiva para o Masmorras e Dragões aqui no nosso blog.

E como nós sabemos que não há nada melhor que o próprio artista para apresentar seu projeto, nós fizemos um bate-papo rápido com o Jrol Lima, onde ele fala um pouco mais sobre seu trabalho e essa nossa parceria.

Vamos lá, para não nos perdermos:

M&D: vermelho

Jrol Lima: azul

M&D – Jrol, fale um pouco sobre o seu trabalho com ilustrações. Você desenha a muito tempo?

Jrol Lima: Olá. Estou muito feliz em fazer essa entrevista. Espero esclarecer o máximo possível sobre mim.
Não. Eu desenho com frequência faz mais ou menos 1 ano. De um ano para cá que eu comecei a desenhar mais a sério e colocar alguns dos meus rabiscos na internet. Antes eu trabalhava em algo totalmente diferente disso e acabei largando a prática de desenhar.

M&D – Você acompanha o trabalho de outros ilustradores? Você tem algum preferido ou que você use como inspiração para os seus desenhos?

Jrol Lima:  Claro que acompanho! Ver o trabalho de outros artistas, além de inspirador, sempre te ajuda a melhorar o seu próprio desenho. Você pega referências de proporções, perspectivas e traços para adequar ao seu estilo.
Dos meus artistas favoritos estão o André Vazzios, Douglas Feer, Greg Tocchini, J. Scott Campbell, Jab Comix e do falecido Michael Turner.
Embora nem todos eu use como inspiração para os meus desenhos, Douglas Feer é com certeza o que mais tento me espelhar.

M&D – Como surgiu o seu blog e por que o nome “Dobradinha Comics”?

Jrol Lima:  Durante as seções de RPG eu desenhava de maneira engraçada as coisas que acontecia durante a partida. Então na mesma época eu comecei acompanhar algumas webcomics (Willtirando, Um Sábado Qualquer, Mentirinhas…) então eu percebi que elas eram um ponto alto do meu dia. Eu gostaria de fazer isso também. Gostaria tentar melhorar o dia de uma pessoa, nem que fosse por alguns segundos vendo alguma coisa engraçada. Então eu quis montar um blog com os meus desenhos.
A ideia de Dobradinha Comics era porque eu ia montar com um amigo, mas ele ficou cheio de problema e não conseguiu me enviar tirinhas (até tinha uma no blog, porém a removi porque ficou sem sentido manter uma só dele lá).

M&D – Por que você decidiu desenhar tirinhas especificamente sobre RPG?

Jrol Lima:  Eu queria fazer algo diferente. Tava pensando nos temas que poderia ser abordado. Lá no início, as tirinhas eram sobre o meu trabalho como arte-finalista em uma gráfica, mas acabei desistindo da ideia achando que era algo muito específico.
Então eu acabei vendo meus desenhos que eu fazia durante as partidas de RPG e achei que seria legal me concentrar naquilo. Procurei na internet e vi que tirinhas de RPG não eram tão comuns. Daí eu comecei a desenhar sobre esse tema.

M&D – Você se baseia em experiências que você vivenciou durante os jogos de RPG que vc participou para criar as tirinhas?

Jrol Lima:  Sim, me baseio sim. Algumas histórias de jogo são realmente fantásticas e eu faço algumas das minhas tirinhas sobre um evento que aconteceu durante uma partida, mas geralmente eu tento só usar uma história engraçada como fonte de inspiração para uma tirinha. São raras as vezes que eu coloco uma situação que ocorreu numa partida em uma tirinha, pois eu imagino que posso ofender meus companheiros de mesa. Por isso só uso mesmo como inspiração.

M&D – Você joga RPG a muito tempo? Qual o sistema que você mais curte jogar?

Jrol Lima:  Vixe. Jogo RPG a mais ou menos uns 12 anos. Bastante tempo, né?
O sistema que mais joguei e mais gostei de jogar foi o AD&D, no entanto o sistema que é mais interessante e que mais leio sobre é o Daemon.
Gosto muito das sutilezas do Daemon e do universo perverso que é o Trevas.
Também gostei muito do CODA, embora tenha jogado muito pouco.

M&D – Como surgiu a parceria do seu blog com o M&D?

Jrol Lima:  A Erínia me contatou dizendo que estava publicando minhas tirinhas pela fanpage do M&D. Eu demorei bastante e quando finalmente respondi, disse que tava tudo bem com isso… Então comecei a ler o blog do M&D e senti uma vontade de fazer algo para ele. Pensei no que poderia fazer e a ideia das tirinhas exclusivas para o M&D parecia bem divertida.

M&D – Para o M&D as tirinhas também abordarão o mundo do RPG. No que então essas tirinhas irão se diferenciar das tirinhas do seu blog?

Jrol Lima:  No meu blog eu faço tirinhas avulsas. Acontecimentos sem relação um com o outro. Já no M&D, eu quero fazer algo contínuo. Uma história cômica com personagens fixos em que você possa juntar como uma história em quadrinhos.

M&D – Fala um pouco do que você está planejando para este projeto das tirinhas do M&D. Terão dois tipos de tirinhas e cada uma terá sua temporada, certo?

Jrol Lima:  Então. Conversando com a Erínia, nós achamos interessante fazer tirinhas com um assunto específico dos membros do fórum do M&D. Esse era o GAFDBSNRPG (por Jesus Cristo, não me peça para explicar o que é isso), mas quando tomamos essa decisão eu já tinha uma tirinha pronta. Também demoramos um bocado com lance de aprovação dos membros do fórum sobre o GAFDBSNRPG e tal. Daí eu pensei em uma espécie de tirinha reserva.
Dessa forma, eu devo fazer em temporadas (ainda não sei bem quantas tirinhas por temporadas), uma hora sobre o GAFDBSNRPG outra hora sobre o Mas(não)morra (pros) Dragões.

M&D – Qual serão as temáticas abordadas nas tirinhas do  “Mas(não)morra (pros) Dragões” e a “GAFDBSNRPG”?

Jrol Lima:  GAFDBSNRPG tem uma temática específica. Um lugar louco como uma repartição pública em que os funcionários eram pagos com renas de madeira ou algo assim. Eu sei também que tem um clone do Tarcísio Meira; um macaco… Cara! É um universo louco. Eu pretendo, finalmente, dar caras a esse universo louco em que tanta coisa esquisita acontece.

Mas(não)morra (pros) Dragões seguirá um herói principal e suas aventuras em uma terra medieval. Isso é diferente do que eu faço no meu blog, pois finalmente eu terei histórias com o mesmo personagem e poderei fazer algumas piadas bem específicas.
Seguindo esse herói, aparecerão outros personagens importantes para auxiliá-lo… Ou não.

M&D – Você tentou criar um estilo próprio para os personagens das tirinhas do M&D?  Como foi esse processo criativo, porque você escolheu por este estilo de desenho para os personagens?

Jrol Lima:  Essa é uma pergunta complicada.
Eu queria criar um estilo próprio para o M&D. Era algo que eu queria que fosse exclusivo para o site e que as pessoas reconhecessem o estilo dos personagens e o traço como algo do M&D, além de meu também, é claro.
Estudei bastante como eram os personagens típicos em webcomics. Quase todos são finos, com membros alongados. Então decidi que trabalharia com o formato base dos meus sendo uma bola.
Essa foi a maneira básica de pensar nos personagens, porém muitos rascunhos foram feitos até eu chegar no design final.

M&D – Por fim, gostaríamos de agradecer não só pela conversa, mas também pelas tirinhas e também saber se algum dia poderemos ver você aqui no blog se aventurando também como autor de uma matéria?

Jrol Lima:  Opa, o prazer foi meu. A entrevista foi divertida (me senti importante e com vontade de agradecer a minha mãe e aos meus cães por essa honra). As tirinhas estão bem legais e estou me esforçando bastante, tanto pensando em piadas quanto aos desenhos.
Quanto a colaborar com matérias, com certeza farei isso. Muita coisa legal está acontecendo no mundo do RPG e eu gostaria de ajudar a espalhar as notícias desse jogo que eu amo tanto.
Espero que gostem do meu trabalho e divirtam-se.

 

Gostaram do papo? Ficaram curiosos para ver as tirinhas?

Então não vamos fazer vocês esperarem mais. Agora com vocês a nossa primeiríssima tirinha

 

2_01-masmorrasedragoes-armadura-01

 

Esperamos que todos curtam essa novidade. E quem sabe ainda esta semana, por ser a semana de estréia, postemos uma segunda tirinha… Quem sabe😉

Até a próxima!

Sobre erinnia
“Para saber quem somos, basta que se observe o que fizemos da nossa vida. Os fatos revelam tudo, as atitudes confirmam. O que vc diz - com todo respeito - é apenas o que vc diz.

One Response to Tirinhas de RPG – Masmorras e Dragões

  1. Um grande desenhista para um grande blog.
    Essa união vai ser porreta!

    Parabéns Masmorras e Dragões.
    Parabéns Jrol Lima.

Deixe uma resposta

