Blog esfera virou bolinha de gude?

Bom como toda mídia os Blogs tiveram seu Auge, seu declínio e agora estão em sua sobre-vida.

Blog-Esfera.

Mas a questão é: E os BLOGs de RPG?
Na época do auge eu acompanhei alguns deles, mas com o tempo vi que a grande maioria deles deixou de ser: “o cara normal que tem boas idéias e gostaria de compartilhar e discutir”, para se tornar um inflador de Ego dos seus autores que ficavam disputando quantidades de acessos como criancinhas ficam disputando o tamanho do pênis.

A mediocridade ficou grande demais e os conteúdos aproveitáveis pequenos demais.

Formou-se o que foi chamado de “Blog Esfera Rpgística”.

Mas que no fundo nada mais era que uma patotinha de pessoas carentes que ficavam se auto-elogiando e se auto-promovendo, chegava a ser ridiculo a troca de elogios entre os Blogs-Patotinhas. Era como a História de Wagner e Nietzsche: Nietzsche metia o pau nos demais compositores e dizia que Wagner era muito bom. Wagner por sua vez dizia que Nietzsche tinha bom gosto pois assim acabava se auto-elogiando.

Era mais ou menos assim que os Blogs-Patotas de RPG se comportavam: Criticavam o que estava fora e se mantinham em abraços e beijos.

A questão é que com a decadência da mídia BLOG em sí e com a já costumeira “calmaria no RPG” eu tenho visto quase nenhuma atividade ou veiculação de BLOGs de RPG. Claro que como eu disse eu parei de acompanhar por desgosto. Inclusive o mesmo motivo que parei com meus próprios BLOGs o Falha Crítica e o M&D.

Mas agora achei pertinente voltar ao tema.

Salvo os caso de autores independentes que ainda só querem expor seus conteúdos e discutir assuntos de forma despretensiosa como anda hoje  os BLOGs de RPG?

Quais você acompanha e recomenda e porquê?

E Quais você passa longe e porquê?

A Discussão segue também no nosso fórum:

http://www.masmorrasedragoes.com.br/index.php/topic,72.0.html

Participe!

Sobre Gun Hazard
Um Idiota que insiste em escrever e conversar sobre RPG...

19 Responses to Blog esfera virou bolinha de gude?

  1. @FFenrirX says:

    Rapaz… tá aí uma verdade inconveniente!

    Os blogs de RPG hoje em dia disputam cada vez mais o público, já que viu-se que pode ganhar dinheiro blogando. De meros fãs do hobby, apareceram vários grupos querendo uma fatia da tão cobiçada rede. O que aconteceu? Enxurradas de postagens sem sentido, com assuntos não relacionados, e de origens não definidas/não creditadas. E o resultado: atolamento no RPG.blogs.

    Eu tenho que creditar ainda os sites que ainda estão publicando com qualidade na blogosfera, mas infelizmente essa é a nossa realidade. E o que adianta criticar se, mesmo cutucando, o progresso de postagens não irá mudar?

    Eu prefiro continuar fazendo minha parte, postando para um público selecionado de visitantes e curiosos, e com o foco em minha região. Tenho que admintir que, mesmo com as falhas em perpetuar o “espírito RPG”, muitas amizades foram feitas, e não é a toa que mais da metade de visitantes desses mesmos blogs são os próprios blogueiros vizinhos.

    Vamos continuar fazendo nosso trabalho!

    Abraço!
    @FFenrirX
    http://www.cavaleirosdasnoitesinsones.com.br/

  2. Carlos Hentges says:

    Acho que os blogs de RPG passam muito tempo discutindo como se joga e muito pouco mostrando seus próprios jogos/aventuras/crônicas/chamecomoquiser.

    Funciona da mesma forma quando se quer aprender a escrever: a pessoa vai ler os clássicos, e não os tratados de crítica literária.

    Mais jogo para todos.

  3. concordo com o Fernando aliás um amigo que fiz através dos blogs heheheh, acho que falta mais desprentensão e relaxamento, ou seja, não pode ser por grana tem que ser por prazer, resumindo escrever o que dá na telha, opiniões e ideias, entretanto não com o intuito de ter um pico enorme de acessos e ganhar dinheiro com isso.
    sobre as palavras de Carlos só tenho uma coisa a dizer falou e disse meu velho a gente tá precisando é jogar mais mesmo rrsrsrsrsrsrsr.

  4. BIG says:

    Bom, sou um blogueiro relativamente novo no ramo. Me recuso a usar o blog como plataforma para ganhar dinheiro. Tudo bem, tenho um banner da Redbox que se alguém comprar lá eu ganho alguma coisa; mas até agora ninguém comprou e continuo dormindo tranquilo.
    E também concordo que temos muito “how to do” e pouco “hey, i do!”. Meu estilo de escrita é sempre procurar alguma coisa prática, mesmo na teoria. Mas muita gente gosta de ler teorias, então tem pra todos os gostos.
    E sim: eu DETESTO posts de cinema, rock ou culinária no RPGBLOGS,,,

  5. @FFenrirX says:

    Expressei também minhas observações: http://www.cavaleirosdasnoitesinsones.com.br/resenhas/as-armas Vamos nos expressar também, blogueiros!

  6. Eu, com o RPG do Mestre (jabá de oportunidade), escrevo coisas que vem da minha experiência das minhas mesas. Se elas servirem em alguma coisa para quem ler, fico muito feliz.

    Como o post do @FFenrirX tem dizendo, muitos blogs ditos de RPG, hoje, mais trazem notícias sobre quadrinhos, cinema, video-games, música, etc que RPG mesmo. Claro, assuntos que PODEM ajudar o RPG, mas não o são, de fato.

    Continuo criando conteúdo livre de regras, que qualquer jogador (iniciante~experiente, mestre ou não) possa levar consigo para suas sessões. Gostaria de ver mais e mais blogs de RPG mesmo, nem que seja só a tal da “teoria RPGística”, que ficar recebendo inúmeras notícias repetidas, durante o dia.

    Quando tem um lançamento, por exemplo, são uns 30~40 sites copiando e colando a mesma notícia, com a mesma imagem e mesmos erros. Raras são as análises de quem já conhece o jogo (quando é uma versão nacional de algum jogo gringo). Quando foi sobre o Ennie, nossa, tivemos umas 2 semanas de posts repetidos, no RPG.Blogs. Se, ao invés de dizer quem foram os ganhadores, e falassem dos jogos que concorrem, do porque estarem ali e tudo mais, seria muito mais interessante. Infelizmente, falta esse tato para muitos.

    Claro, não sou perfeito como blogueiro, mas, creio eu que estou fazendo um papel legal dentro da blogosfera RPGística. Pode ser que alguns não gostem do estilo de posts que faço, mas, pelo menos, não são textos repetidos que já foram vistos em centenas de outros.

    Bom, fico por aqui ^^ abraços e até mais \\//_

    • Armageddon says:

      Isso das notícias é um negócio cansativo mesmo, na época do Inominattus até a gente optou por não noticiar mais nada, por que não era o foco do blog e também por que a matéria sempre saia uns dias depois que todo mundo já tinha mandado heuheu

      • Pois é, lá no blog também! Acho que só postei notícias mesmo por uns 4 dias xP Ficar correndo atrás de notícias atualizadas antes dos outros é muito cansativo. Hoje, só posto alguma notícia que acho muito relevante E com alguma análise, senão, nem me dou o trabalho.

      • Gun Hazard says:

        Vocês deveriam ter feito isso com o RPGista também, pois a sensação que passa é que o RPGista é um “BLOG patrocinado”. Ou seja que divulga noticias e resenhas sobre encomenda…

        Nem de perto chega a ter a qualidade das “criações” que o Inominattus tinha.

  7. Gun Hazard says:

    completando…
    De listas de e-mails blogs e etc por incrível que pareça a única mídia mesmo que ultrapassada mas que consegue se manter melhorzinho na minha opinião são os fóruns.
    Digo isso porque em geral a pessoa que publica algo em um fórum não quer só aparecer, pois são locais menos visíveis para isso, então o objetivo quase sempre é compartilhar e pedir ajuda.
    Acho isso mais sincero que a repetição que viraram os Blogs no inicio da expansão eu até via alguns blogs bacanas com estes objetivos de expor idéias em um local próprio.

    Depois da corrente de “União de Blogs” virou tudo salsicha.

    Não que os blogs antes de se unirem fossem bons, muitos nem o eram, mas pelo menos eram menos pedantes.

    • Armageddon says:

      Só pra justificar o injustificável, Gun.

      Apesar de eu não curtir esse negócio de notícia, o .20 era um lugar de referência pra busca de informação sobre lançamentos de RPG. O Nume Finório cuidava dessa parte muito bem. Mas ele se afastou do site e por isso a coisa meio que “sobrou” pros demais que não estão tão ligados assim nas notívias. E ai, como uma coisa puxa a outra, quando vemos uma noticia no twitter ou no facebook a gente acaba jogando pra lá tentando manter os leitores que gostavam de receber esse tipo de informação contentes também. E ai o corta-e-cola é meio inevitável mesmo.

      Sobre blog-patrocinado, no caso, a gente não ganha nada com o site. A gente faz uma vaquinha e banca ele de boa. Ele não tem propaganda nem nada. No Roleplayer tinhamos colocado os banners de todas as lojas que trabalham com RPG de graça, sem cobrar (e sem avisar os caras também). Provavelmente vamos fazer o mesmo no RPGista quando conseguirmos arrumar o layout. Mas é mais no espírito “vamos ajudar a galera” do que qualquer outro fim monetário ou não. Até por que são uns vinte autores. Ia sobrar nem um chopp pra cada um ;D

      O que rola – e eu admito aqui a falha – é que no meu caso eu só tenho acompanhado a Jambô, e o mesmo ocorre com os demais amigos do grupo. E ai a quantidade de notícias sobre o que essa editora em questão está fazendo naturalmente é bem maior do que as demais. Mas não é por nenhum motivo financeiro ou algo assim.

      • Gun Hazard says:

        O meu ponto é justamente o último parágrafo.

        Não que seja errado pois infelizmente a única editora que consegue manter lançamentos regulares recentes é a Jambo e agora a Retropunk.

        Mas a pergunta é:
        “Realmente é noticia que os leitores querem ver?”
        Minha pergunta é só um pouco capciosa, pois se vocês só noticiam coisas da Jambo, não era mais fácil (e é) o leitor ir no fórum ou blog da Jambô para pegar essa noticia direto da fonte.

        Mesmo eu não gostando de algumas das linhas da Jambo devo concordar que o “Inominattus” tinha muito material PRÓPRIO e muito bom para estas linhas.

        Eu acho que seria muito mais interessante para os leitores e para a própria editora que os Blogs fornecessem materiais assim para os produtos deles, que ficar apenas noticiando coisa repetida ou resenhas “baba-ovo” como muitas do .20 eram…

        Claro que para os que estavam a frente do .20 e para a turminha que eles babavam o ovo (que adoravam esse tipo e abordagem, muito mais que a abordagem produtiva). Também não que um blog não possa fazer uma resenha puxando brasa prá sardinha que eles gostam até porque isso é praticamente inerente ao comportamento humano, mas o ponto que o .20 estava era MUITO ruim a qualidade passava longe das postagens deles

        Novamente separando alhos e bugalhos gosto muito de metade das linhas da Jambo e reconheço que o Guilherme é muito competente e sabe como tratar os consumidores e público em geral com muito respeito.

        Meu ponto é o mesmo de alguns outros que encontrei por ai:
        “Que é mais vantajoso pro Hobbie? Noticias Repetidas? Resenhas baba-ovo? Ou material Criativo? Boas discussões?”

        Eu não tenho Dúvida que são as duas últimas.

  8. BIG says:

    Ei, conseguimos uma vitória! O @rpgblogs expulsou o Kalahad por conteudo não ligado a RPG! Será que abrimos um precedente?

  9. Phil Souza says:

    Salve Gun, velhos tempos, lembra dos dados limpos e de mim né? Bom… as coisas vão mudando, mas sempre surgem blogueiros novos com aquela cara velha, contando suas histórias, partilhando suas idéias.

    Voltei o Dados Limpos depois de muito tempo parado, da estaca zero. Visitando blogs estranhos, desconhecidos de grupos de RPG ou mestres sem grupo que querem compartilhar algo mais. Antes, tinha chegado uma hora que eu não tinha tempo pra isso, essa “bloguesfera” do rpg e suas novidades me pegou, agora acho que não me afeto muito por isso.

    O tempo passa e a gente aprende não é mesmo? Mas bom conteúdo ou ruim isso acontece, não estamos falando de nada profissional não é mesmo, achamos do luxo ao lixo quanto a conteúdo e em blogs de rpg isso é visto de forma mais clara ainda, temos mais claramente esses extremos.

    Hoje vejo mais claramente do que gostei e quero com meu blog e não deixo mais me desvirtuar desse caminho. Quero me divertir, quero rir com ele, quero conhecer gente nova. Nada de contagem de clicks, até evito olhar 🙂

    Então, por que abro o jogo assim? Acho que tem coisa boa por ai, acredite se quiser tem gente nova chegando. No final quem gosta de rpg e gosta de escrever sobre o assunto não vai deixar de produzir conteúdo.

  10. Armageddon says:

    “Eu não tenho Dúvida que são as duas últimas.”

    Nem eu! Ao contrário, concordo em 100%. =)

    Mas é como você disse ai: é mais rápido e cômodo mandar noticias copiadas, colar e esperar as visitas padrão que cada nova postagem recebe. E seguir o barco. Material autoral é mais demorado pra desenvolver, e nem todo mundo tem tempo livre pra isso, ainda mais nessa época do ano. Ai acontece justamente o que tu falou ai: um manda a notícia, todos os outros X+3d6 blogs copiam e colam cada qual em seu endereço. E ninguém produz quase nada.

    De minha parte, vou tentar aumentar a quantidade de matérias lá até pra evitar que as notícias fiquem monopolizando o espaço. =)

  11. Gun Hazard says:

    Estamos no aguardo…

Deixe um comentário