Para salvar o mundo, Marvel Heroic RPG

Hulk? Capitão América? Homem de ferro? Wolverine? Qual o seu herói Marvel favorito?

Vamos, escolha um deles e prepare-se para uma aventura onde lhe poderá ser dado poderes para esmagar, voar, regenerar, queimar, e isso graças ao Marvel Heroic Roleplaying basic game, o RPG da Margaret Weis Productions LTD que na premiação do ENnies Awards deste ano faturou a prata por “produto do ano” e ouro por “melhores regras”.

Vamos entender então, de uma forma simplificada, o que levou o MH a ganhar esses prêmios…

Lançado, se não me engano, em fevereiro deste ano, o MH é um livro colorido contendo 228 páginas que são divididas em três sessões, onde cada sessão tem uma cor de borda de pagina para facilitar que o jogador encontre uma determinada informação de forma mais rápida, e são elas:

– Operations manual (manual de operações) com cerca de 125 paginas onde as regras do jogo são explicadas.  No MH RPG o mestre é chamado de Watcher (observador ou vigilante) e aqui também você percebe que o jogo foi pensado de forma à narração assemelhar-se ao máximo com as HQs da Marvel, não no que diz respeito ao universo Marvel em si, mas nas histórias do universo Marvel.

É nesta parte também, em uma das primeiras folhas do livro, que se tem a primeira explicação sobre a ficha do personagem, como ela funciona e como monta-la.

Basicamente a ficha é dividida em duas páginas, onde em uma ficam as informações propriamente estatísticas do seu personagem e na segunda é detalhado o histórico, a personalidade e como isso influencia a vida dele e que também vai lhe ajudar na hora de interpretar seu papel.

Com relação às estatísticas quatro itens tem destaque:

– As afiliações: Que são basicamente como o seu personagem vai interagir com os outros participantes da mesa, mostrando se ele trabalha melhor de forma solo, em dupla ou fazendo parte de uma equipe e para cada caso desses tem uma pontuação especifica.

– As distinções: Que são traços de personalidade, características marcantes, como por exemplo, uma frase de efeito tipo a do Hulk, com o “Hulk esmaga”. E o legal desta distinção na mecânica do jogo é que se esse traço marcante puder ser usado a seu favor em uma ação ele acrescenta 1d8 a parada de dados… Porém se este mesmo traço marcante for contra você ai neste caso rola-se 1d4 + 1 ponto de trama (O que é trama? Calma, ainda vamos falar sobre isso)

– O conjunto de poderes: Que geralmente são dois. Não dois poderes especificamente, mas dois conjuntos, uma vez que cada poder traz consigo algumas características próprias como por exemplo Super Força, Transmutação, Telepatia, além de seus respectivos SFX que são como “efeitos especiais” e limites que são as condições em que ocorre falha desses poderes

– E as especialidades: Que são as habilidades que cada personagem irá dominar. Neste caso o personagem pode ser especialista em algo o que acrescenta 1d8 ou mestre o que acrescenta 1d10.

Outro item da ficha que não podemos deixar de comentar são os milestones que são os marcos da vida do personagem. Os seu objetivo, o que ele precisa fazer para ganhar XP… E com o decorrer do jogo esses XPs ganhos vão liberando coisas novas, novas habilidades.

Bom, a segunda sessão é a Breakout (mini evento) que é uma história introdutória baseada no arco Motim, de Brian Michael Bendis, para reunir os novos Vingadores numa fuga em massa de vilões de uma prisão conhecida como Balsa e que é uma boa opção de aventura para os jogadores novatos.

E por fim a terceira sessão que contém o Heroes data files (arquivos de dados dos heróis) com 23 heróis prontos para serem usados, dentre eles alguns  x-men, os vingadores e o quarteto fantástico além de um ou outro herói avulso.

O sistema de jogo:

O MH RPG baseia-se no sistema Cortex plus que pertence a própria editora Margaret Weis, e são usados os dados d4, d6, d8, d10 e d12 no jogo.

O sucesso ou fracasso das ações de seu personagem serão definidos com paradas de dados que se baseiam nas características do personagem além de qualquer outra ação específica como, por exemplo, ajudar um companheiro de equipe a superar algum obstáculo.

Jogam-se os dados, os dois de maiores valores são somados e comparados com a parada de dados do Watcher e se nesse caso o valor obtido pelo seu personagem for maior, ele terá sucesso em sua ação. O terceiro dado de maior valor define o grau de sucesso conseguido.

E um dos pontos principais da mecânica deste jogo se baseia nos Plot points e Doom Pool.

Plot points, são os pontos de trama (eu não disse que ainda iria falar sobre isso). E podem ser usados pelos jogadores para fazer coisas como aumentar um poder de ataque, um dano ou mesmo para adquirir novas habilidades .

Em contra partida o Watcher possui o Doom Pool que funciona de forma semelhante aos pontos de trama onde ele pode proporcionar ao mestre separar o grupo, reforçar um ataque ou mesmo mudar a ordem de iniciativa da cena, uma vez que é o jogador da vez que escolhe quem será o próximo jogador que o sucederá e assim por diante até chegar ao último que também escolherá quem iniciará a próxima rodada. Neste caso o Watcher pode gastar um dado de seu Doom Pool para interromper essa ordem de iniciativa e surpreender os personagens.

Outra coisa que chama atenção neste sistema é que ele usa uma mecânica de “oportunidades”, que surge sempre que alguém tira 1 no dado, neste caso este valor não pode ser usado no resultado final,  mas quando se tira um 1, o jogador ganha um plot point e o watcher adiciona um novo dado ao doom pool. Ou seja, quanto mais 1 os jogadores tiram, mais doom pools o watcher tem para gastar criando problemas aos seus personagens.

Então, esses são os pontos que mais se destacam neste RPG ganhador de dois quesitos do ENnies Awards. Parece interessante? Você pode decidir agora ou esperar pela continuação desta matéria. Ah sim, ela terá uma continuação, afinal em julho deste ano foi lançado seu primeiro suplemento o Marvel Heroic Roleplaying: Civil War.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: